Relações com Investidores

Fatores de Risco

FATORES DE RISCO

Antes da decisão de investir na empresa, os potenciais investidores devem considerar todas as informações disponíveis sobre a empresa, tanto no website quanto nos documentos disponibilizados. As operações e as empresas que compõe o grupo econômico VIX Logística são negócios que demandam capital intensivo de longo prazo, logo a situação financeira e operacional da VIX podem ser adversas e impactar nos títulos emitidos pela companhia.

Para analisar e verificar quais riscos incorre na operação da VIX, como isso pode afetar a empresa, bem como qual o gerenciamento da companhia para com esses riscos, convidamos os investidores a acessar o nosso formulário de referência disponível na seção DOCUMENTOS CVM, subseção FATOS RELEVANTES e verificar de forma mais especifica os itens 4.Fatores de risco e 5. Gerenciamento de riscos e controles internos

Com relação à nossa Companhia

Declaração de estado de calamidade pública e extensão da pandemia causada pelo COVID-19 podem ter impactos financeiros, sociais e operacionais negativos para companhia.

Foi determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a partir da segunda quinzena de março de 2020 o estado de pandemia, devido a disseminação global do COVID-19. No Brasil, principal país de operação da companhia alguns governos seja em âmbito estadual ou municipal implementaram medidas restritivas como forma de retardar a propagação do vírus.

Tais medidas afetaram não só as operações da companhia, como também dos clientes.

A extensão do surto levou a companhia a modificar algumas práticas que faziam parte do dia a dia, levando em consideração as recomendações do Ministério da Saúde e da própria OMS, além de iniciativas da companhia para resguardar a saúde

dos colaboradores. O impacto da crise do COVID nos negócios vai depender do desenvolvimento futuro da economia nacional. Caso esse período seja alongado por muito mais tempo poderemos ter dificuldade em manter o fluxo de caixa devido a renegociação dos clientes; podemos ter ausência na mão de obra caso colaboradores sejam infectados; aumento no preço dos insumos e escassez de veículos devido a paralização das montadora; desdobramento no endividamento da empresa acarretando no não cumprimento dos pagamentos de dívida.

Vivemos um período sem precedentes na história do País e da Companhia para tomarmos como base ações ou orientações. O fato é que mesmo após o surto passar e as atividades econômicas voltarem a funcionar normalmente, ainda sentiremos os efeitos da crise durante algum tempo, uma vez que os clientes levarão um tempo para normalizar a capacidade de pagamento, montadoras estão com estoques zerados e levará um tempo até equalizar, população receosa economicamente, etc. Os efeitos decorrentes da pandemia ainda serão sentidos e por isso a companhia continuará acompanhando e avaliando os impactos financeiros e sociais, bem como a perspectiva do setor nesse cenário ex-post COVID.
 
Parte substancial de nossas receitas está concentrada em um pequeno número de clientes de setores específicos.
 

Em 2019, aproximadamente 30%, 24% e 16% da nossa receita operacional decorreram de serviços prestados para a indústria de óleo e gás, automotiva e de mineração, respectivamente. Caso haja uma retração drástica em qualquer um desses setores, que afetem nossos clientes, nossos resultados poderão ser impactados de maneira adversa.

Adicionalmente, em 2019, aproximadamente 60% da receita decorreu da prestação de serviços dos principais clientes, os quais operam em indústrias de mineração, automotiva, óleo e gás e de siderurgia, sendo que mais de 26% da receita decorreu de serviços prestados a apenas um desses clientes. Se os negócios ou resultados operacionais de qualquer um desses clientes forem negativamente afetados, nossos negócios e resultados operacionais poderão ser materialmente e adversamente afetados.

Além disso, estamos sujeitos às pressões impostas por nossos clientes por preços mais baixos, no momento da negociação de novos contratos, o que pode reduzir nossa margem de lucro e afetar negativamente nossa condição financeira e nossos

resultados operacionais.
 

Despesas com indenizações, seguros, acidentes, roubos, danos e outras reclamações de qualquer natureza podem afetar negativamente nossos resultados.
 

A VIX mantêm seguros, sendo a cobertura contratada, considerada suficiente pela Administração para cobrir eventuais riscos sobre seus ativos e/ou responsabilidades:
(a) Transporte de cargas – cobertura variando, conforme natureza e tipo de transporte, cobertura de até R$10,0 milhões para carga geral e para veículos de acordo com o modelo transportado

(b) Responsabilidade civil contra terceiros, danos materiais, corporais, morais e acidentes pessoais – cobertura até R$ 40,0 mil;

(c) Demais bens do ativo imobilizado, incêndio, raio, explosão, furto qualificado, danos elétricos e outros. Cobertura corporativa de R$3,5 milhões.

A Administração da Companhia, considerando os custos financeiros envolvidos na contratação de seguros, bem como a probabilidade da ocorrência de sinistros e seus eventuais impactos financeiros na operação, adota a política de não contratar todas as proteções, mantendo, todavia, seguros para o ramo da responsabilidade civil contra terceiros.

 

Nosso sucesso depende de nossa habilidade de recrutar e reter profissionais capacitados.
 

Nosso sucesso está baseado na capacidade profissional de nossos colaboradores, inclusive alta administração, gestores e profissionais operacionais e, assim, depende da manutenção de nossa alta administração, bem como de nossa habilidade em recrutar e reter profissionais capacitados para a condução de nossos negócios, inclusive motoristas e operadores de nossos equipamentos. Há substancial competição por profissionais qualificados no setor de logística. Não podemos garantir que não incorreremos em custos substanciais para contratar e manter pessoal qualificado.

Nossos negócios são muito dependentes dos nossos altos executivos, os quais, ao longo de nossa história, têm desempenhado papel fundamental para sua construção. Caso algum dos membros de nossa alta administração ou outro profissional-chave deixe de integrar nosso quadro executivo, poderemos ter dificuldades para substituí-los, o que poderá prejudicar nossos negócios e resultados operacionais.

Buscando mitigar esses riscos a companhia investe em programas e treinamentos para retenção de seus colaboradores, como o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), Programa de Reciclagem de Motoristas e Operadores, além de possuir um bom clima organizacional com índice acima de 85%.

 

Estamos sujeitos a compromissos financeiros restritivos (covenants).
 

Estamos sujeitos a compromissos financeiros restritivos de acordo com termos e condições de cada instrumento de dívida definido. Em 31 de dezembro de 2019, o valor da nossa dívida total era de R$1.577,7, bilhão. Nossos contratos financeiros e de instrumentos de dívida incluem clausulas de vencimento antecipado, caso não haja por parte da Companhia a manutenção de certos indicadores financeiros. O vencimento antecipado das nossas dívidas pode restringir a nossa capacidade de investimento e de contratação de novas dívidas, adicionalmente, tal evento pode afetar negativamente os negócios, bem como a condição financeira e resultados.

Como a companhia está inserida em um segmento de capital intensivo, a restrição para captação de novos empréstimos pode inviabilizar a mobilização de novos contratos operacionais. Adicionalmente podemos requerer waiver de nossos credores, em caso de inadimplência contratual, revisão das cláusulas ou até mesmo suspensão do inadimplemento por determinado período. A solicitação de waiver pode ser negada pelo credor e tal atitude pode impactar negativamente na nota de crédito perante as agências avaliadoras.

 

Estamos sujeitos ao risco de reavaliação do rating
 

Nosso rating local corporativo estabelecido pela Standard & Poor’s é, A+/ com perspectiva negativa e pode vir a ser impactado pela alteração do rating soberano do Brasil, perspectiva negativa para o setor ou outros itens destacados como redução na geração de caixa. Caso haja rebaixamento do nosso rating nossas escrituras de debêntures e outros instrumentos de dívida poderão exigir a convocação de uma Assembleia Geral de Debenturistas ou outros credores, estes então decidirão a respeito do vencimento antecipado das debentures. Qualquer rebaixamento do nosso rating pode implicar em aumento de custo para captação de recursos e tornar o acesso a dívida no mercado de capitais mais seletivo.

 

Podemos não ser bem-sucedidos em nossa estratégia de aquisições.
 

Consideramos efetuar aquisições de outras empresas de logística como uma de nossas estratégias de crescimento. Aquisições envolvem inúmeros riscos, incluindo dificuldades de integração das operações da empresa adquirida, participação em mercados nos quais não temos experiência ou temos experiência limitada, perda potencial de clientes, de executivos-chave e empregados da empresa adquirida e risco de exposição a responsabilidades relativas a contingências ou passivos incorridos pela empresa adquirida. Todos esses riscos podem ter um efeito adverso em nossos negócios e resultados operacionais. Adicionalmente, podemos ser considerados responsáveis por quaisquer contingências não identificadas previamente em futuras aquisições, na qualidade de sucessores das empresas adquiridas. Caso tenhamos que incorrer em custos ou despesas associadas a tais contingências, nossa condição financeira e nossos resultados operacionais poderão ser adversamente afetados.

Além disso, quaisquer aquisições de maior porte que viermos a considerar poderão estar sujeitas à obtenção de autorizações das autoridades brasileiras de defesa da concorrência e demais autoridades brasileiras. Poderemos não ter sucesso na obtenção de tais autorizações necessárias ou na sua obtenção em tempo hábil.

Adicionalmente, aquisições futuras poderão requerer um maior endividamento, o qual poderá afetar adversamente nossos resultados. Poderemos vir a ter que captar recursos adicionais por meio de operações de emissão pública ou privada de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações, o que poderá resultar na diluição da participação de nossos acionistas no nosso capital social.

No caso de efetivação de aquisições futuras, não podemos garantir que seremos capazes de integrar as empresas adquiridas ou seus bens em nossos negócios de forma bem sucedida. O insucesso na nossa estratégia de novas aquisições pode impactar adversamente os nossos resultados.

A aquisição mais recente da Companhia foi do Grupo L’S que ocorreu no final de 2018, aquisição estratégica para consolidação das operações da companhia no segmento de gestão e terceirização de frota.

 

Nosso negócio requer capital intensivo de longo prazo para financiamento da renovação de nossa frota e pode ser insuficiente para implementar com sucesso nossa estratégia de crescimento.
 

A competitividade e a implementação bem sucedida de nossa estratégia de crescimento dependem da renovação e expansão da nossa frota, que, por sua vez, dependem da nossa capacidade de captar recursos adicionais, por meio da contratação de novas dívidas ou por outras fontes de captação de recursos. Nossa capacidade de captar recursos depende

do nosso desempenho operacional e dos nossos resultados. O custo dos serviços da nossa dívida poderá aumentar significativamente caso a taxa de juros aumente, limitando nossa capacidade de tomar novos empréstimos para financiar nossa estratégia de crescimento. Assim, não é possível garantir que seremos capazes de obter financiamento suficiente

para custear nossos investimentos de capital e nossa estratégia de expansão ou que tais financiamentos estejam disponíveis em termos aceitáveis. Os nossos investimentos de capital relativos à compra de caminhões, carretas e automóveis e outros veículos, líquidos da receita com renovação de frota corresponderam a R$429,8 milhões em 2019. A falta de capacidade de renovação da nossa frota pode afetar adversamente a nossa competitividade.

Nós contratamos crédito ofertado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (“BNDES”), por meio do FINAME. Em 31 de dezembro de 2019, da dívida com o BNDES era de R$168,7 milhões, indexadas por taxas de juros que variavam entre 2,13% a 10% ao ano. Se o BNDES suspender a disponibilidade deste crédito ou alterar as condições para

obtenção do mesmo de modo que não fosse mais elegível para obter esse tipo de financiamento, a capacidade de financiar as operações ou renovar a frota em termos aceitáveis pode ser adversamente afetada, o que, consequentemente, pode afetar negativamente o nosso resultado operacional.

 

Decisões desfavoráveis em processos judiciais ou administrativos podem causar efeitos adversos para nossa Companhia.
 

À Companhia é e poderá ser réu em processos judiciais ou administrativos, seja nas esferas cível, tributária e trabalhista. Não podemos garantir que os resultados destes processos nos serão favoráveis, ou, ainda, que manteremos provisionamento, parcial ou total, suficiente para todos os passivos eventualmente decorrentes destes processos.

Adicionalmente, em 31 de dezembro de 2019, éramos parte em 1.160 reclamações trabalhistas, sendo o valor total pleiteado, quando classificados com risco de perda possível e provável de, aproximadamente, R$78 milhões nesta data, tipicamente iniciadas por ex-empregados após seu desligamento, reivindicando, usualmente, horas extras. Adicionalmente,

somos parte em determinadas ações coletivas questionando jornada de trabalho e terceirização de atividades por nossos clientes que podem impor obrigações de fazer que podem resultar em aumento relevante de nossos custos. Decisões contrárias aos nossos interesses que impeçam a realização de nossos negócios, como inicialmente planejados, ou que eventualmente alcancem valores substanciais e não tenham provisionamento adequado podem causar efeitos adversos nos nossos negócios e situação financeira.

 

O valor de revenda de ativos utilizados nas nossas operações é importante para o retorno esperado dos nossos contratos.
 

Nosso modelo de negócios consiste em um ciclo que se inicia com a compra dos ativos a serem utilizados na prestação de serviços a nossos clientes e sua posterior revenda ao final dos contratos. A precificação destes contratos leva em consideração o valor do ativo ao término deste ciclo, sendo o seu volume e preço na revenda elementos importantes para

alcançarmos o retorno esperado de cada operação. A restrição ao crédito e aumento da taxa de juros, por exemplo, podem afetar direta ou indiretamente o mercado secundário desses ativos e reduzir de forma significativa a sua liquidez. A volatilidade de preços de mercado pode, ainda, reduzir o valor de revenda de nossos ativos, criando um maior deságio em relação ao preço em que adquirimos. Não podemos assegurar o comportamento do mercado na revenda destes ativos, o que pode afetar de forma adversa nossos negócios.

 

Aumentos significativos na estrutura de custos de nosso negócio podem afetar negativamente nossos resultados operacionais e riscos relacionados a questões trabalhistas, serviços terceirizados e greves podem nos afetar adversamente.
 

Nós estamos sujeitos a riscos relacionados à dificuldade de repassar o aumento de nossos custos para nossos clientes, incluído o aumento no preço de combustíveis, peças automotivas, pneus, o aumento com custos trabalhistas e aumento de aluguéis, por meio do aumento no preço de nossos serviços. O aumento nestes custos pode levar a um efeito material adverso em nossa condição financeira ou resultado operacional. O preço e disponibilidade de nossos insumos dependem de fatores políticos, econômico e condições de mercado que estão além do nosso controle e não podemos prever quando os preços desses insumos sofrerão alterações.

Nossos negócios também podem ser afetados no caso de paralisações de trabalho, greves, redução de carga horária dos nossos prestadores de serviços, inclusive de terceirizados. Qualquer paralisação ou redução da carga horária ou quaisquer outras questões envolvendo caminhoneiros ou motoristas poderão afetar adversamente nossos negócios e nossos

resultados operacionais.

 

Parte significativa de nossas operações ocorrem em imóveis de propriedade de terceiros, e os imóveis que ocupamos estão sujeitos à obtenção de licenças e autorizações de funcionamento.
 

Conduzimos nossas atividades em imóveis próprios e alugados. Não temos garantias de que os locadores terão interesse em renovar os contratos de locação de longo prazo desses imóveis no futuro. Além disso, um eventual aquecimento do mercado imobiliário pode fazer com que os preços dos aluguéis subam acima das nossas expectativas, o que pode impactar

o nosso resultado caso não sejamos capazes de repassar eventuais aumentos de custo adicional aos nossos clientes.

Adicionalmente, os imóveis que ocupamos ou poderemos vir a ocupar para a consecução de nossas atividades estão sujeitos à obtenção de licenças operacionais municipais e autorizações do corpo de bombeiros. Não podemos assegurar que obteremos as licenças ou as renovaremos em prazos adequados. A ausência das respectivas licenças e autorizações

aplicáveis pode implicar penalidades que variam desde a aplicação de sanções de multas até, conforme o caso, a interdição

dos imóveis e a interrupção das atividades desempenhadas nesses estabelecimentos. A imposição destas penalidades poderá nos afetar adversamente.

Com relação ao controlador da Companhia

Temos um acionista controlador definido, cujo interesse poderá diferir daqueles de outros acionistas.

 

O Grupo Águia Branca, por meio da Águia Branca Participações S.A., tem o poder de nos controlar, inclusive com poderes para: (i) eleger e destituir a maioria dos membros de nosso Conselho de Administração; (ii) estabelecer a nossa política administrativa; (iii) exercer o controle geral sobre a nossa administração e nossas subsidiárias; (iv) vender ou de alguma

forma transferir ações que representem o nosso controle por ele detidas, nos termos do nosso Estatuto Social; (v) determinar o resultado de qualquer deliberação dos nossos acionistas, inclusive operações com partes relacionadas, reorganizações societárias, aquisições e alienações de ativos, submetidos à aprovação dos acionistas, incluindo a venda de todos ou de

parte substancial dos ativos, e (vi) determinar a época de distribuição e o pagamento de quaisquer dividendos futuros. Os interesses de nosso acionista controlador poderão não coincidir com os interesses de nossos demais acionistas.

 

Nosso Estatuto Social contém disposições destinadas a proteger a dispersão acionária de nossas Ações na hipótese de não haver acionista controlador definido, as quais poderão impedir ou atrasar operações que favoreçam nossos acionistas.

 

Visando promover a dispersão das nossas ações no mercado, nosso Estatuto Social contém certas disposições na hipótese de passarmos a não ter acionista controlador definido. O efeito dessas cláusulas é tornar mais difíceis as tentativas de aquisição de parcelas substanciais de nossas ações em circulação por investidores, as quais se tornarão vigentes a partir do início da negociação de nossas ações na BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (“BM&FBOVESPA”). Qualquer acionista ou grupo de acionista, representando o mesmo interesse, que se tornar detentor de 20% ou mais do nosso capital social, ficará obrigado a realizar e solicitar o registro de oferta pública para aquisição de

nossas ações no prazo de 60 dias a contar da data em que o acionista em questão passar a deter 20% ou mais do nosso capital social. Disposições dessa natureza poderão causar dificuldades ou limitar operações com nossas ações que poderão ser do interesse dos investidores. Essas disposições entrarão em vigor por ocasião da listagem de nossas ações no Novo Mercado.

Com relação aos acionistas da Companhia

A relativa volatilidade do mercado de capitais brasileiro poderá restringir consideravelmente a capacidade dos investidores de vender nossas ações pelo preço desejado e no momento desejado.

 

Investimentos em valores mobiliários no Brasil, como em nossas ações, quando listadas, envolvem um grau de risco maior que investimentos em valores mobiliários de emitentes de países cujos cenários políticos e econômicos são mais estáveis, e, adicionalmente, tais investimentos são considerados especulativos por natureza. Esses investimentos estão sujeitos a riscos econômicos e políticos, tais como, dentre outros: alterações no cenário regulatório, tributário, econômico e político que possam afetar a capacidade dos investidores de receber pagamento, no todo ou em parte, relativo a seus investimentos; e restrições ao investimento estrangeiro e à repatriação do capital investido.

 

Podemos vir a obter capital adicional no futuro por meio da emissão de ações, o que poderá resultar numa diluição da participação dos nossos acionistas em nosso capital social.

 

Podemos precisar captar recursos adicionais no futuro por meio de emissões públicas ou privadas de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações para financiar nossas iniciativas de crescimento. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, mediante o atendimento a determinados requisitos, a captação de recursos por meio da distribuição pública de ações ou valores mobiliários conversíveis em ações pode ser realizada com exclusão do direito de preferência aos nossos acionistas, o que pode, consequentemente, resultar na diluição da participação destes investidores em nosso capital social.

Com relação as controladas e coligadas

A Companhia detém participação direta em 4(quatro) sociedades, com participação de 100,00% e 1 (uma) sociedade com participação de 99,93% do capital social. Dessa forma, parte do seu resultado decorre do resultado dessas sociedades e, sendo assim, o resultado não satisfatório das mesmas poderá afetar negativamente o resultado da Companhia.

Com relação aos fornecedores da Companhia

Haja vista que terceirizamos parte de nossas atividades em nossos serviços de Logística Automotiva e Logística Dedicada, a falta de continuidade nos serviços prestados por terceiros pode afetar a qualidade e continuidade de nossos serviços.
Caso qualquer desses eventos ocorra, nossos resultados operacionais podem ser afetados de maneira adversa.
Somos solidariamente responsáveis perante nossos clientes por eventuais falhas na prestação de serviços por pessoas independentes contratadas ou subcontratadas que trabalhem conosco, particularmente nos serviços de Logística Automotiva e Logística Dedicada. Os serviços prestados por nossos contratados independentes ou subcontratados podem
não possuir o mesmo nível de qualidade que o serviço que prestamos diretamente. Adicionalmente, a rotatividade das entidades subcontratadas para prestarem serviços pode afetar negativamente a qualidade e continuidade de nossos serviços. Caso qualquer desses eventos ocorra, nossa reputação pode ser adversamente afetada.
Adicionalmente, caso uma ou mais das empresas terceirizadas como prestadoras de serviços não cumpram suas obrigações trabalhistas, tributárias ou de seguridade social, podemos ser considerados subsidiariamente responsáveis por estas obrigações inadimplidas, podendo nos ser requerido o pagamento destas obrigações aos empregados de nossas prestadoras de serviços. Os empregados dessas empresas podem, ainda, alegar possuírem vínculo trabalhista conosco, o que pode nos tornar diretamente responsáveis por obrigações trabalhistas, tributárias e de seguridade social.

Com relação aos clientes da Companhia

Como somos uma prestadora de serviços, nossos resultados dependem da nossa base de clientes e do volume de negócios por eles gerados.

 

Como somos prestadores de serviços, nossos resultados dependem dos contratos celebrados com nossos clientes, entre outros fatores relacionados com nossa base de clientes, incluindo a manutenção de políticas de relacionamento, bem como a manutenção das demandas e da satisfação com nossos serviços e a ausência de efeitos materiais adversos para os

negócios de nossos clientes. Uma redução no volume de nossos negócios com nossos clientes-chave pode resultar em uma redução em nossas margens operacionais devido à redução de escala e à consequente redução na diluição de nossos

custos fixos especialmente nos setores de mineração, automotiva, óleo e gás e siderurgia. Parte relevante de nossos clientes tem perfil notadamente exportador de bens, de modo que circunstâncias que afetem a capacidade de nossos clientes de exportar sua produção podem afetá-los adversamente e, consequentemente, afetar nossos negócios e resultados financeiros de maneira adversa. Dessa forma, se nossos clientes sofrerem efeitos econômicos materiais

adversos, nossos resultados financeiros poderão ser afetados de maneira adversa.

Adicionalmente, se os contratos com nossos fornecedores forem rescindidos ou não renovados, se a demanda por nossos serviços sofrer redução ou se nossos clientes sofrerem efeitos econômicos adversos, nossa condição financeira e resultados poderão ser adversamente afetados, principalmente quando considerado o grande número de ativos

imobilizados que possuímos.

 

Flutuações em alguns setores sazonais nos quais nossos clientes operam podem ter efeitos adversos no nosso negócio.

 

Alguns de nossos clientes atuam em mercados sazonais, sendo que flutuações em alguns destes setores podem ter efeitos adversos nos nossos negócios. Ademais, alguns dos produtos que transportamos têm apresentado um padrão de sazonalidade de preço tipicamente influenciado pelo ambiente econômico geral e pela capacidade e demanda do setor.

Não podemos garantir que os preços e a demanda desses produtos não sofrerão redução no futuro, afetando esses setores e, por sua vez, nossos negócios e resultados financeiros.

Os setores de transporte e de logística são altamente sazonais, acompanhando geralmente os ciclos da economia mundial.

Adicionalmente, além de o setor de transporte estar exposto a condições macroeconômicas, cada setor de mercado pode ter seus resultados afetados por numerosos fatores específicos.

Com relação ao setor de atuação da Companhia

Falta de conservação das rodovias brasileiras ou de melhorias à infraestrutura rodoviária brasileira podem afetar adversamente nossos negócios.

 

Nossas atividades de Logística Automotiva dependem fundamentalmente do transporte rodoviário. Nós não controlamos a manutenção e preservação das rodovias brasileiras nas quais operamos ou a periodicidade e natureza das melhorias à infraestrutura rodoviária brasileira. A falta de conservação de parte significativa das rodovias brasileiras aumenta a

probabilidade de ocorrência de acidentes, avarias ou perda de carga, aumentando também o tempo de trânsito e os custos com a manutenção da nossa frota.

Adicionalmente, durante a estação de chuvas, algumas rodovias no Brasil, particularmente aquelas localizadas na região Sudeste, podem ficar bloqueadas devido a deslizamentos de terra, causando acidentes e atrasos. Se houver interrupções de serviços em ruas e rodovias ou se o governo ou as concessionárias privadas não repararem os mencionados danos

rapidamente, nossos negócios e resultados operacionais podem ser material e adversamente afetados.

Se tais ocorrências tornarem-se recorrentes e os investimentos necessários em infraestrutura não forem realizados pelo Governo Federal ou pelas concessionárias de rodovias, conforme o caso, podemos sofrer um aumento de nossos custos operacionais, que podem não ser repassados e aceitos por nossos clientes, o que poderá impactar adversamente nossos

resultados.

 

Enfrentamos substancial competição nos tipos de serviços que oferecemos.

 

O setor de logística em que atuamos é altamente competitivo e pulverizado. Nossos principais concorrentes são empresas que atuam no setor de transporte rodoviário, historicamente, o principal modo de transporte de carga no Brasil. Também sofremos competição de empresas que atuam no transporte ferroviário e aquaviário e com outros prestadores de serviços

logísticos integrados e com locadoras de veículos. A competição é baseada fundamentalmente em taxas de frete, capacidade disponível, qualidade de serviço, confiabilidade, tempo de trânsito e escopo das operações.

Além disso, alguns de nossos concorrentes periodicamente reduzem seus preços para atrair novos clientes, especialmente em épocas de baixo crescimento econômico, o que pode limitar nossa capacidade de manter nossa margem de lucro operacional. Alguns clientes podem também contratar serviços de diversos prestadores de logística, o que pode fazer com

que nossos preços tenham que ser reduzidos para que não percamos clientes atuais para nossos concorrentes. Podemos também sofrer concorrência de nossos próprios clientes, que podem passar a não mais terceirizar suas necessidades de logística.

Adicionalmente, podemos enfrentar competição nos serviços de Fleet Service, Logística Dedicada, Logística Automotiva, Fretamentos e Gestão e Terceirização de Frota com relação aos preços por nós estipulados e o escopo dos serviços que

provemos. Podemos não ser bem sucedidos no atendimento da demanda de serviços ou na cobrança de preços aceitáveis, similares aos de nossos competidores, e os resultados de nossas operações podem ser afetados de forma adversa.

Com relação à regulação do setor da Companhia

As leis e regulamentos ambientais e de saúde e segurança do trabalho podem exigir dispêndios maiores que aqueles em que atualmente incorremos para seu cumprimento e o descumprimento dessas leis e regulamentos pode resultar em penalidades civis, criminais e administrativas.

Nossas atividades estão sujeitas à abrangente legislação federal, estadual e municipal, assim como a regulamentos, autorizações e licenças, relativos à vigilância sanitária, à proteção da saúde e segurança do trabalho e do meio ambiente.

Qualquer descumprimento dessas leis, regulamentos, licenças e autorizações, ou falha na sua obtenção ou renovação, podem resultar na aplicação de penalidades criminais e administrativas, tais como imposição de multas, cancelamento de licenças e revogação de autorizações, além da publicidade negativa e responsabilidade pelo saneamento ou por danos

ambientais, bem como a sanções civis de reparação do dano ambiental. Já incorremos e continuaremos a incorrer em dispêndios de capital e operacionais para cumprir essas leis e regulamentos. Devido à possibilidade de regulamentos ou outros eventos não previstos, especialmente considerando que essas leis se tornem mais rigorosas no Brasil, o montante

e prazos necessários para futuros gastos para manutenção da conformidade com os regulamentos pode aumentar e afetar de forma adversa a disponibilidade de recursos para dispêndios de capital e para outros fins. A conformidade com novas leis ou com as leis e regulamentos em vigor podem causar um aumento nos nossos custos e despesas, resultando,

consequentemente, em lucros menores.

Os países estrangeiros onde o emissor que

A Companhia possui uma base operacional na Argentina que faz parte do segmento da Logística Dedicada, no entanto o resultado dessa operação é pouco representativo em relação ao todo.

Com relação a questões socioambientais

Nossos sites estão localizados em várias regiões do Brasil com atividades de características administrativas, operacionais e de manutenção. Apesar das diferentes localidades, os fatores quanto à exposição aos riscos socioambientais são comuns uma vez que a intensificação da urbanização na última etapa da modernidade gerou inúmeros problemas relacionados à
qualidade e condições de vida humana nas cidades gerando consideráveis desafios à gestão socioambiental.
A falta de planejamento público e a ausência de uma maior consciência socioambiental constituem os problemas ambientais urbanos, como a poluição das águas de rios e lagos, o aumento das temperaturas, a ocorrência de chuvas ácidas (fruto da emissão de gases tóxicos na atmosfera) gerando as mudanças climáticas.
O crescimento das cidades provoca a impermeabilização do solo e gera inúmeros problemas com sérias consequências, muitas das quais levando a alterações na drenagem urbana e, consequentemente, repercutindo negativamente na saúde dos habitantes.
O problema da qualidade da água e da gestão dos recursos hídricos é um fator de relevante impacto nas organizações.
Notadamente os rios urbanos, em sua grande maioria, encontram-se altamente degradados gerando a escassez da água vindo a gerar risco de impacto negativo às operações, uma vez que o uso da é uma questão fundamental para assegurar a qualidade no atendimento com a conservação e lavagem da frota, bem como uso primário para a força de trabalho.
Projeções climáticas realizadas pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) indicam que futuramente o Brasil poderá ser impactado pelas mudanças no clima de forma ainda mais severa e frequente1.
Neste cenário, é essencial a ação de medidas para evitar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), causadoras das mudanças no clima, e também iniciativas para se adaptar aos eventos climáticos que estão
ocorrendo e irão ocorrer.
Evidências das mudanças no clima já podem ser percebidas principalmente através de eventos climáticos extremos. O aumento da temperatura, secas e enchentes podem afetar diretamente a produtividade e geração de resultados da companhia. O risco de impacto indireto das mudanças climáticas pode vir a aumentar pressões de regulamentações, exigências de investidores, clientes e fornecedores. As decisões que envolvem o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos são fundamentalmente decisões sobre saúde pública e requerem, portanto, a integração entre políticas econômicas, sociais e ambientais. Há um complexo desafio para
as grandes cidades na gestão de resíduos sólidos que objetivem eliminar os riscos à saúde e ao ambiente, que colaborem na mitigação das mudanças climáticas relacionadas à ação humana.
Iniciativas para a redução da quantidade de material descartado em aterros, como a coleta seletiva para posterior reciclagem, ainda caminham lentamente.
O manejo adequado dos resíduos é uma importante estratégia de preservação do meio ambiente, assim como de promoção e proteção da saúde. Uma vez acondicionados em aterros, os resíduos sólidos podem comprometer a qualidade do solo, da água e do ar, por serem fontes de compostos orgânicos voláteis, pesticidas, solventes e metais pesados, entre outros.
A decomposição da matéria orgânica presente no lixo resulta na formação de um líquido de cor escura, o chorume, que pode contaminar o solo e as águas superficiais ou subterrâneas pela contaminação do lençol freático. Pode ocorrer também a formação de gases tóxicos, asfixiantes e explosivos que se acumulam no subsolo ou são lançados na atmosfera gerando
risco de contaminação de solo e água para consumo, proliferação de vetores e de outros agentes transmissores de doenças.