Relações com Investidores

Programa de Integridade

Consolidando práticas já adotadas e reafirmando o compromisso com ações futuras, lançamos o Programa de Integridade em 2019. Suas iniciativas visam prevenir, detectar e remediar fraudes e violações ao Código de Conduta, à Política Anticorrupção e à legislação vigente. As referências para o Programa são as melhores práticas do mercado, bem como as disposições da Lei Anticorrupção (nº 12.846/13) e do Decreto nº 8.420/15 (e, quando aplicável, das legislações internacionais). Ainda são consideradas as recomendações do IBGC e da Controladoria-Geral da União (CGU), e suas determinações se aplicam a todos os executivos, acionistas, colaboradores, parceiros e terceiros com quem mantemos relacionamentos.

Todo o público interno recebe treinamentos sobre o Programa de Integridade, com orientações claras e acessíveis. A comunicação e a capacitação sobre as ações do Programa também se estendem aos parceiros de negócios, fornecedores, distribuidores, revendedores, clientes e consumidores.

OBJETIVOS

Através do desenvolvimento de cada pilar, almejamos:

• Fortalecer a cultura ética, incentivando nossos acionistas, executivos, membros do Conselho de Administração, colaboradores, parceiros e clientes à constante prática da integridade em suas ações cotidianas;
• Combater a corrupção;
• Aprimorar nossos padrões de governança;
• Proteger nossa reputação;
• Alavancar nossos negócios;
• Ser reconhecidos positivamente perante nossos stakeholders;
• Prevenir e detectar condutas ilícitas existentes ou potenciais;
• Engajar pessoas para o bem.

A QUEM SE APLICA

• Conselho de Administração;
• Acionistas;
• Executivos;
• Colaboradores;
• Comitês de Assessoramento;
• Parceiros e fornecedores.

PILARES DE SUSTENTAÇÃO

 

Em 2024, o Programa de Integridade passou por uma remodelação completa. No centro do novo modelo, temos nossos Valores, Princípios e Propósito, que são a base de todas as nossas ações. Isso reflete nosso compromisso em manter a ética e a integridade como pilares fundamentais da nossa cultura organizacional.

Os direcionadores do programa agora incluem o Código de Conduta, Políticas e Procedimentos Internos, Compromissos Externos, Leis e Regulamentações e o Mapa de Riscos. Esses elementos são essenciais para garantir que todos os nossos processos estejam alinhados com as melhores práticas e com as exigências legais.

Além disso, temos os Impulsionadores, que são a Alta Gestão, a Liderança e o Time de Conformidade. Eles desempenham um papel crucial na promoção e na sustentação da cultura de integridade dentro da VIXPar. A liderança comprometida é fundamental para o sucesso de qualquer programa de integridade.

As Ferramentas do nosso programa incluem o Canal de Denúncias, Medidas Disciplinares, Comunicação, Treinamentos, Monitoramento e Avaliação de Terceiros. Essas ferramentas são essenciais para a implementação eficaz do programa e para garantir que todos os colaboradores estejam cientes e engajados com as nossas políticas de integridade.

Por fim, temos os Stakeholders, que estão representados em torno e de mãos dadas. Isso inclui a Comunidade, o Mercado, os Clientes, o Poder Público, os Colaboradores, os Acionistas e os Fornecedores.

ÁREA RESPONSÁVEL

Na VIX, a área responsável pelo Programa de Integridade é a Gerência Executiva Jurídico, Governança e Conformidade, representada pela Gerência de Governança e Conformidade, a quem compete desenvolver, implementar e monitorar o seu cumprimento.

Juntos, na direção certa!